Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Secretaria de Saúde reúne municípios que participarão do PlanificaSUS
O objetivo do encontro foi apresentar a proposta do PlanificaSUS às Secretarias Municipais.
A Secretaria de Estado da Saúde participou de uma reunião, na cidade de Floriano, com 16 municípios da região Entre Rios Piauí Itaueiras, que irão fazer parte do projeto PlanificaSus. O Secretário Florentino Neto foi representado pelo Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Herlon Guimarães.
O objetivo do encontro foi apresentar a proposta do PlanificaSUS às Secretarias Municipais de Saúde. “ Estivemos com os 16 secretários de saúde e prefeitos dessa região, que foi selecionada para ser nosso polo de implantação desse projeto, que irá atender a rede primária e secundária de saúde” explica Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, da Sesapi.
Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e execução do Hospital Israelita Albert Einstein, o PlanificaSUS tem como objetivo a organização e a integração em rede da Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária.
“Nessa região a implantação começará no dia 07 de julho de 2019 e irá até dezembro de 2020. Neste período uma equipe do Hospital Albert Einstein irá passar uma semana de cada mês em uma Unidade Básica de Saúde”, afirma a diretora.
Além da equipe do Hospital Israelita Albert Einstein técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde também estarão prestando auxílo às UBS selecionadas. “ O intuito é aliar a teoria à prática, por isso estaremos trabalhando diretamente nessas unidades”, lembra Cristiane Moura Fé.
Os municipios selecionados para participar do PlanificaSUS foram : Floriano, Canto do Buriti, Jerumenia, Itaueira, Nazaré, Francisco Ayres, São Francisco, São José do Peixe, São Miguel do Fidalgo, Brejo, Eliseu Martins, Pajeú, Guadalupe, Landre Sales,Marcos Parente e Manoel Emídio.
Após a primeira fase do projeto, será realizada uma segunda etapa para profissionais dos serviços de atenção primária e especializada, gestão, além dos serviços relacionados à linha de cuidado prioritária.