Em menos de um mês, 3.296 pacientes de 56 municípios piauienses foram beneficiados com procedimentos para o tratamento de varizes. Os números são resultados de uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), que pretende totalizar dez mil escleroterapias não estéticas em membros inferiores (unilateral) até o próximo mês de março.

A escleroterapia é uma técnica indicada para tratar veias dilatadas de diversos tamanhos, desde os vasinhos finos e avermelhados até as varizes mais grossas. Até o momento, a iniciativa contemplou pacientes das regiões de saúde do Vale do Itaim, do Vale do Sambito e do Vale do Guaribas. Além dos procedimentos, foram realizadas 1.953 consultas e 1.812 ultrassonografias.

“Essa é uma ação que visa garantir o acesso da população a esse procedimento, que proporciona uma melhor qualidade de vida aos pacientes, especialmente aqueles que sofrem dores e limitação de mobilidade”, destaca Dirceu Campêlo, superintendente de media e alta complexidade da Sesapi.

Além das regiões do Vale do Itaim, do Vale do Sambito e do Vale do Guaribas, no período de 06 a 13/01 a ação também beneficiará a população da Planície Litorânea. Todas as regiões de saúde também serão contempladas atendendo aos 224 municípios como estabelecido em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PI) realizada em novembro de 2024. 

Para acessar o serviço, os pacientes devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade para realizar o cadastro no sistema de regulação. Após isso, serão feitos o encaminhamento e o agendamento para a triagem e o procedimento, se necessário.