O Hospital Getúlio Vargas (HGV), é um hospital geral, de base e de ensino, pesquisa e extensão, com residência médica regulamentada, subordinado diretamente à Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI), integrante do patrimônio e da estrutura do Estado do Piauí. Foi inaugurado no dia 03 de maio de 1941 e aos 71 anos é um dos maiores e mais bem equipados hospitais da regiões Norte e Nordeste.

O HGV é referência na rede do Sistema Único de Saúde – SUS, onde todos os serviços são gratuitos em nível de média e alta complexidade, isto é, atende casos complexos que não são resolvidos em hospitais de bairros e do interior do Estado.

Possui 382 leitos ativos, duas Unidades de Terapia Intensiva e 15 clínicas: Demartológica, Pneumológica, Oftalmológica, Ginecológica, Ortopédica/Traumatologia, Urológica, Cirúrgica, Cirúrgica II.Nefrológica, Neurológica, Médica, Cardiológica, Fisioterapia e Otorrinolaringologia.

Conta com programas de residência médica em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Ginecologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Mastologia, Medicina Intensiva, Reumatologia e Nefrologia. É referência de atendimento para os estados do nordeste setentrional (Piauí, Ceará, Tocantins, Pará, Maranhão, dentre outros), representando esta demanda cerca de 26,80% do seu atendimento de internação. 


O Hospital Possui  os serviços de Ambulatório e Internações nas clínicas: Médica, Cirúrgica, Ortopédica, Ginecológica, Neurológica, Nefrológica e Hemodiálise, Otorrinolaringológica, Pneumológica, Dermatológica, Urológica, Oftalmológica. Além de contar com 02 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s). dispõe ainda de serviços de diagnóstico e tratamento como Laboratório de Análises Clínicas, Anatomia Patológica e Diagnóstico e Tratamento por Imagem.

O quadro de pessoal é composto por 2.107 funcionários, dentre os quais 260 médicos, 147 enfermeiros,  38 fisioterapeutas, 33 dentistas, 24 farmacêuticos, 22 nutricionistas, 22 assistentes sociais, 03 fonoaudiólogos,  03 bioquímicos, 02 economistas,  02 engenheiros, 02 psicólogos, além dos técnicos, pessoal administrativo e de serviços gerais.

Veja mais informações no site do HGV: http://www.hgv.pi.gov.br