A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado tem como objetivo promover a proteção da saúde da população pelo controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços de todo o Estado.

Em sua atuação, ela fiscaliza medicamentos, alimentos, hemoterápicos, sangue e derivados, cosméticos, saneantes, agrotóxicos e produtos utilizados como instrumentos de diagnósticos de laboratório, equipamentos e material médico-hospitalar e odontológico. Atua também em saneamento básico, nos agravos a saúde do trabalhador, no Controle das Informações Toxicológicas e Controle de Infecções Hospitalares (CIH).

A DIVISA trabalha com quatro gerências estaduais e suas coordenações.

  • Gerência de Análise e Instrução Processual (Coordenação de Análise e Registro de Produto) – tem como objetivo, reunir e centralizar a Legislação em vigor. Analisar e instruir processos administrativos oriundos de infrações sanitárias. Orientar e instruir Processos de registros e produtos/ANVISA. Orientar os agentes regulados quanto as exigências para a concessão da Licença Sanitária e Autorização de Funcionamento.
  • Gerência de Administração e Integração Regional (Coordenação de Análise de Projetos, Coordenação de Cadastro e Coordenação de Informação em Visa) – Coordena, organiza e supervisiona a execução das atividades de planejamento, material e patrimônio, recursos humanos, informação, informática, serviços gerais e integração regional.
  • Gerência de Controle de Estabelecimento de Saúde (Coordenação de Avaliação das Infecções em Estabelecimentos de Saúde) – gerência responsável por planejar, coordenar, orientar e supervisionar as atividades de Vigilância Sanitária e ações de prevenção e controle de infecção Hospitalar.
  • Gerência de Controle Serviços e Produtos (Coordenação de Vigilância de Ambientes e Condições de Trabalho, Coordenação de Radiodiagnóstico, Coord. De Toxicologia e Saneantes, Coord. de Medicamentos e Cosméticos, Coord. de Saneamento Ambiental, Coord. de Alimentos e Coordenação de Sangue e Hemoderivados) – responsável por coordenar, planejar, assessorar, supervisionar, avaliar e executar as atividades referentes a vigilância de serviços (hemoterapia, hemodiálise, radiodiagnóstico, saneamento, laboratórios, indústrias e toxicologia) e produtos (alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes, sangue e hemoderivados), bem como prevenção e vigilância da saúde dos trabalhadores.

Diretora Geral

Tatiana Vieira Souza Chave

Endereço: Rua 19 de Novembro, 1865 – Primavera
Fone: (86) 3216-3662/3216-3664 - Teresina-PI
E-mail: visapiaui@yahoo.com.br

Visite o site: http://www.saude.pi.gov.br/divisa/