HISTÓRICO

A Maternidade Dona Evangelina Rosa localizada na região sul da cidade de Teresina-Pi foi inaugurada pelo governador e médico, Dr. Dirceu Mendes Arcoverde, em 15 de julho de 1976 juntamente com Dr. Jurandir Mendes Soares, Secretário de Saúde do Estado e Dr. Carlos Burlamaqui da Silva na Secretárip de Obras. Sua estrutura física pré-moldada bem como todos os equipamentos e materiais necessários para seu funcionamento foram adquiridos na Inglaterra. 

Na época de sua inauguração era a única maternidade pública da cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí, localizado na região do nordeste brasileiro. Nos seus vinte e sete anos de existência tem passado por reformas ambientais e estruturais. Sua capacidade de leitos quando foi inaugurada era de 240 leitos obstétricos e ao longo dos anos foram acrescidos oito leitos perfazendo um total de 248 leitos obstétricos. Além destes, ainda conta com 167 leitos neonatais. É a maior maternidade do estado e responsável por 63% dos nascimentos ocorridos na cidade de Teresina. Apresenta em média 1200 internações por mês das quais 900 são partos. 

A MDER é campo de estágio dos cursos de graduação e pós-graduação das universidades Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI) dos cursos: medicina, enfermagem, nutrição, assistente social, odontologia, fisioterapia e de enfermagem da NOVAFAPI. E pós-graduação com os Programas de Residência Médica em Obstetrícia/ Ginecologia e de Pediatria (área de concentração, neonatologia) da UFPI, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Como a assistência pré-natal era realizada em um espaço físico pequeno e não atendia aos anseios dos profissionais da instituição e às necessidades da comunidade surgiu a idéia de um grupo de professores da UFP da busca de um ambiente que fosse possível atender à população de mulheres em idade fértil e seus filhos até cinco anos por equipe multiprofissional e com especial atenção para a adolescente grávida e gestante de alto risco. Esta equipe ainda teria que desenvolver programas, cursos e palestra tais como planejamento familiar, auto-exame das mamas, gravidez na adolescência, incentivo ao aleitamento materno.

Com a implantação da Gestão Plena Municipal no Sistema Único de Saúde a MDER passou a ser referência na rede municipal à assistência a gestante de alto risco, mantendo a referencia estadual.

O UNICEF concedeu o Título de Hospital AMIGO DA CRIANÇA tendo em vista a dedicação e empenho dos recursos humanos da instituição no incentivo ao aleitamento materno. 

Seu primeiro Diretor Dr. Ursulino de Sousa Martins seguido em ordem cronológica pelos Drs.: Antonio Sobrinho Rufino, Carlos Henrique Nogueira, Luiz Rodrigues de Sousa Martins Neto, Stanley Brandão de Oliveira, Josué Ribeiro Gonçalves Nascimento, Luiz Rodrigues de Sousa Martins Neto (pela segunda vez), Gerson Antonio de Araújo Mourão, Joaquim Vaz Parente, Onesima Maria Teixeira Moreira Nascimento.

A MDER oferece os seguintes serviços:

  1. Assistência ambulatorial: 
    Consultas médicas de obstetrícia (pré-natal e puerpério), ginecologia, pediatria (incluindo consulta pediátrica pre´natal)e genética.
    Consultas de enfermagem obstétrica
    Consultas de nutrição para gestante e criança
    Consulta e orientação com equipe do Banco de Leite
    Acompanhamento por equipe multiprofissional do recém-nascido de alto risco.
    Triagem obstétrica.
    Assistência odontológica para gestantes e crianças de zero a cinco anos
    Serviço de imunização para gestante e criança.
    Programa de acompanhamento à adolescente grávida
    Programa de planejamento familiar

  2. Exames complementares
    Serviço de ultra-sonografia e Radiografia
    Laboratório de análises clínicas.
    Citologia

  3. Atendimento de urgência e emergência. 
    Serviço de atendimento de urgência e emergência em obstetrícia - sistema de plantão 24h. 
    Serviço de atenção à mulher vítima de violência sexual (em sistema de plantão 24h).

  4. Internação
    Internação em apartamentos individuais e coletivos de 2 e 3 leitos e enfermarias com 6 leitos.
    UTI obstétrica com 6 leitos
    Berçário de alto risco e de cuidados intermediários
    Alojamento conjunto mãe/bebê
    Alojamento conjunto especial onde ficam mães e recém-nascidos (RN) com peso a partir de 1.200g como incentivo ao aleitamento materno e para estimular o vínculo afetivo entre mãe e filho que ficaram separados por problemas decorrentes das condições de nascimento do RN. 

MISSÃO

1 - Assistencial

1.1- Prestar assistência integral e de qualidade à mulher na idade fértil desde a pré-concepção independente do seu grau de risco e também à criança até a idade de cinco anos.
1.2- Prestar assistência de qualidade à gestante de alto risco em caráter de rotina e de urgência e emergência.
1.3- Oferecer serviço de qualidade para assistência neonatal.

2 - Ensino

2.1- Manter-se como campo de estágio para as universidades conveniadas tanto para graduação como para pós-graduação.
2.2- Manter-se como campo de estágio para nível médio de auxiliar e técnico de enfermagem.
2.3- Incentivar e colaborar na realização de pesquisas institucional visando a melhoria da assistência.

 

MATERNIDADE D. EVANGELINA ROSA

Diretor: José Araújo Brito
Av. Higino Cunha, 1552 Bairro Ilhotas
(86) 3228 1053

(86) 3222 8311