A Força Estadual da Saúde (FES), criada pelo Decreto 15.304, de 13 de agosto de 2013, é um programa de cooperação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que tem como objetivo a prevenção de fatores de risco, doenças e agravos de relevância epidemiológica, prestação de assistência  médica, odontológica e psicológicas a populações desassistidas, bem como a implantação sanitárias em situações onde esteja caracterizada a situação de risco à saúde pública.

É uma ação permanente onde médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, urologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior. Os prefeitos ou Dirigentes de Órgãos de Saúde do Estado poderão solicitar apoio da FE-SUS, justificando o pedido e explicitando o esgotamento da capacidade de resposta em nível local. Poderão compor a FE-SUS, através de inscrição (ficha disponível abaixo) servidores da área da saúde do quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI, servidores estaduais pertencentes a outros quadros da administração pública estadual, quando requisitados e voluntários que atuem na área da saúde.

Para cada ação será designado um coordenador e haverá a publicação de edital convocando a FE-SUS, discriminando o número de vagas dos profissionais necessários para o desenvolvimento das ações e os critérios objetivos de seleção, conforme estabelece o Decreto nº 15.304.

As despesas com diárias e passagens para os integrantes da FE-SUS, quando afastados de sua sede, correrão à conta das dotações orçamentárias da Secretaria de Estado da Saúde. A Gratificação de Incentivo à Melhoria da Assistência à Saúde, GIMAS, será paga aos profissionais da saúde estaduais convocados para atuar na FE-SUS, de acordo com a proporção de cumprimento das metas assistenciais estabelecidas no Plano Operacional e publicada em portaria.

  • Baixe o Decreto de criação da FES-SUS;
  • Baixe a Portaria (Arquivo 01 e Arquivo 02) nº 001119/2013 publicada no Diário Oficial 181, do dia 23 de setembro de 2013 e que trata da implantação da FES;
  • Baixe a ficha de inscrição para os profissionais da área de saúde.
  • Edital da primeira ação em Floriano Clique aqui