Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde capacita profissionais sobre infecção hospitalar
Hospitais com UTI e que realizam parto cesariana no Estado são público-alvo
A Secretaria de Estado da Saúde por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) realizará nos dias 4 e 5 de julho oficinas de capacitação sobre infecção hospitalar. A qualificação será voltada a 92 profissionais que atuam na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e no Núcleo de Segurança do Paciente em 46 hospitais de todo o Piauí.
As oficinas abordam a temática “estudo sobre notificação e os novos critérios de infecção relacionados à assistência”. No primeiro dia, 4 de julho, o público-alvo será 23 hospitais que possuem Unidade de Terapia Intensiva no Estado e hospitais municipais que realizam parto cesariana. No dia 5, a oficina também será voltada a hospitais que realizam parto cesariana, mas desta vez Regionais e Estaduais, totalizando 23 hospitais capacitados no segundo dia.
Em cada hospital, será qualificado um técnico da CCIH e um do Núcleo de Segurança do Paciente. “O objetivo é capacitar e sensibilizar esses profissionais a realizarem o monitoramento e notificação de possíveis casos de infecções relacionadas à assistência e dos eventos adversos dentro desses hospitais. Além de desenvolver ações de prevenção para minimizar essas infecções e controlar a disseminação da resistência microbiana”, explica Lucimar Lima, coordenadora de controle de infecção hospitalar da DIVISA.
A oficina tem como objetivo prevenir e combater à infecção hospitalar, beneficiando dessa maneira toda a população assistida, bem como proteger o hospital e o corpo clínico. Serão dados direcionamentos importantes sobre o cumprimento da legislação do controle de infecção e protocolos sobre segurança do paciente. Além de reforçar a pratica de uma série de medidas como; o incentivo da correta higienização das mãos dos profissionais de saúde, controle do uso de antimicrobianos, fiscalização da limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, entre outras.
Por Denise Nascimento