Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí lançou hoje (18) Comitê Estadual de Tuberculose e TB/HIV
Ações visam a melhoria na qualidade da assistência à população
A Secretaria de Estado da Saúde lança hoje (18) o Comitê Estadual de Tuberculose e TB/HIV, tendo como objetivo desenvolver ações para controle da Tuberculose e da doença em coinfecções, como os portadores do vírus HIV.
Os trabalhos visam a melhoria na qualidade da assistência à população que serão desenvolvidos intersetorialmente entre Secretaria de Estado da Saúde junto com Conselho Estadual de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil - PI, Ministério Público e Organizações Não Governamentais.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que se propaga pelo ar por meio de gotículas expelidas por um doente ao tossir, espirrar ou mesmo ao falar em voz alta. Ela é curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa e a adequada operacionalização do tratamento.
Além disso, Piauí vem trabalhando em parceria com os municípios, através do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT), na capacitação e manejo clínico dos casos, realizando estratégias de apoio, distribuindo materiais educativos e incentivando a busca ativa da doença, que é através dela que se detecta precocemente a tuberculose.
“Juntos estamos trabalhando essa política de acesso para melhoria da resposta da tuberculose enquanto problema de saúde pública. Nesse contexto, integraremos a rede brasileira do comitê junto ao Ministério da Saúde, para que todos trabalhem voltados pra ações de promoção, prevenção, vigilância e assistência em relação à esse agravo.” Disse a supervisora de Tuberculose no Estado, Ivone Venâncio.
Em 2015, o Brasil ocupou o 20º lugar na lista dos 30 países com alta carga de Tuberculose. No Piauí foram diagnosticados 655 casos novos, ocupando o 23º lugar entre os Estados do Brasil, 9º lugar na região nordeste e é o 19º em coeficiente de mortalidade no país. A Incidência é de 19 a cada 100 mil/hab no Piauí.
No lançamento do Comitê foram apresentadas as ações planejadas para a agenda bianual, além do calendário mensal. O Piauí passa agora a ser o 13º Comitê da Rede Brasileira. Os membros integrantes se renovam a cada dois anos por meio de eleição.
IV Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase no Piauí
Para reforço de estratégias de combate nos municípios, a Saúde realiza o IV Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase no Piauí. O evento acontece dia 4 de Maio, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina. O Fórum é voltado aos municípios, por meio de representantes que acompanham as referidas doenças em suas cidades. A ação está inserida na programação do III Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde.
Por: Denise Nascimento