Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Casa da gestante será implantada no sistema prisional do Piauí
Uma assistência oferecida ao final do período gestacional até os seis primeiros meses de vida do bebê.
O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e o de Justiça, Daniel Oliveira, estiveram reunidos com técnicos das secretarias para discutir o projeto de implantação da Casa da Gestante no sistema prisional piauiense. O projeto pioneiro já foi apresentado pelo governador Wellington Dias a presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Carmem Lúcia, como proposta inovadora de política nacional a ser defendida.
A orientação do governador Wellington Dias é elaborar modelo da Casa da Gestante para atender as mulheres privadas de liberdade. Uma assistência oferecida ao final do período gestacional até os seis primeiros meses de vida do bebê. Um acolhimento humanizado em ambiente familiar com características de um domicílio e não de uma penitenciária.
“De acordo com a Secretaria de Justiça, o local escolhido para a Casa da Gestante será o bairro Bela Vista, na zona sul da capital Teresina, onde como referência terá o atendimento da Maternidade do bairro Promorar. Vamos agora tratar dos encaminhamentos do projeto arquitetônico, orçamento, discutir o custeio, além de equipe de atendimento”, afirma Costa.
“Essa é parceria de grande importância, pois vamos oferecer mais dignidade às mulheres grávidas que fazem parte do sistema prisional do Piauí. Será a primeira casa da Casa da Gestante do Brasil a funcionar no sistema carcerário”, reforça Daniel Oliveira.
Eugênia Reis