Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Agespisa inicia capacitação dos leituristas para combate ao Aedes aegypti
Cerca de 60 prestadores de serviço foram orientados por epidemiologistas e sanitaristas da Saúde.
A Agespisa iniciou na manhã desta quinta-feira, 03, a capacitação dos leituristas que vão reforçar o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Cerca de 60 prestadores de serviço foram orientados por epidemiologistas e sanitaristas da Secretaria Estadual da Saúde, no auditório do edifício sede da empresa.
Encarregados de registrar o consumo e entregar a conta de água de casa em casa, os leituristas estarão aptos para prestar orientações, identificar possíveis criadouros do mosquito, além de distribuir material informativo.
“A Agespisa, como órgão que trata e distribui água para a população, é um colaborador ideal nesse esforço de combate ao mosquito”, destacou o coordenador estadual do Programa de Combate da Dengue, Antônio Manuel de Araújo, que representou a Secretaria Estadual de Saúde no evento. “Os leituristas que visitam nossas casas são mensageiros que vão estimular a população a agir. Conhecimento sobre o assunto a sociedade já tem. Falta mais ação”, completou.
A diretora Administrativa da Agespisa, Edileusa Silva, ressaltou que a companhia está engajada no combate ao mosquito tanto nas suas dependências quanto na comunidade em geral. Ela agradeceu o empenho dos servidores em se tornarem multiplicadores na luta contra o Aedes aegypti.
As palestras que deram início à capacitação foram ministradas pelas enfermeiras Érika Meneses e Michelle Cristina Fianco e pelo técnico de Vigilância em Saúde Ambiental, Antonio Carlos dos Santos.
Trabalho de prevenção na Agespisa não para
Dando continuidade ao trabalho de inspeções e vistorias nos setores da empresa, a Gerência de Segurança e Medicina do Trabalho (GESMT) vai iniciar na próxima semana uma série de visitas aos blocos do edifício sede da Agespisa, em mais um esforço de identificar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti e conscientizar os servidores.
A partir de 15 de março, os reservatórios de Teresina também vão receber as equipes da gerência. A ação deve ser estendida ao interior do estado no mês de abril.
Por: Afonso Rodrigues