O Programa Piauí Saúde Digital, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), atingiu a marca de 106.672 mil atendimentos. Implantado em 2023, o programa já está disponível para 1.946.358,00 milhões piauienses, em nove territórios de saúde. 

Ao todo, 184 cidades já estão com o serviço de telemedicina implantados. Até o final do ano, a Sesapi pretende ofertar o programa para 222 municípios, em todas as regiões de saúde do Piauí. 

“Já estamos com os atendimentos sendo realizados em 1.033 Unidades Básicas de Saúde. O Piauí Saúde Digital está levando um serviço inovador ao alcance da população”, destaca diretor da unidade de saúde digital da Sesapi, Gabriel Mauriz.

Foram realizadas  17.296 atendimentos com clínico geral, 15.573 com médicos especializados, e 73.803 laudos médicos foram prescritos. “Este programa, pioneiro no Brasil, e reconhecido pelo Ministério da Saúde, busca ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde, com uso da telemedicina e outras tecnologias digitais, garantindo assim o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense”, ressalta o  superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.  

O Piauí Saúde digital já está disponível para piauienses na Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Vales dos Rios Piauí e Itaueira, Vale do Sâmbito, Chapada Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Guaribas e Chapada das Mangabeira. 

“Com o programa ofertamos acesso a atendimento médico de qualidade, via SUS, de qualquer lugar, por meio da teleconsultas e telediagnóstico. Nosso objetivo é expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo, da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

Como ter acesso ao Piauí Saúde Digital

Passo 1: Baixe o aplicativo Piauí Saúde Digital nas lojas Android ou Apple , ou entre no site: app.piauisaudedigital.com.br.
Passo 2: Faça seu cadastro no aplicativo
Passo 3: Você receberá um e-mail com seu login e senha temporária de acesso.
Passo 4: Insira os dados recebidos no e-mail e crie uma senha pessoal.
Passo 5: Pronto! Agora você está dentro do Saúde Digital, preencha os dados e clique em solicitar atendimento. Em minutos um médico atenderá você.

A consulta online via aplicativo pode ser feita através do próprio celular, computador ou tablet, ou em uma sala de saúde digital disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da casa do paciente.

O pronto atendimento é realizado por um clínico geral. Se houver necessidade, o profissional pode fazer encaminhamento do paciente para médicos especialistas via agendamento com a regulação de cada município.