O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), irá inaugurar nesta terça-feira (20), às 9h, mais uma unidade do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Regional). O CEREST Entre Rios será a 5ª unidade regional do Piauí e funcionará no endereço Ed. Teresa Cristina - Rua 24 de Janeiro, 124 – Centro/ Norte.

O CEREST Entre Rios atenderá trabalhadores dos 31 municípios que compõem este território, localizado na macrorregião Meio Norte. Esses trabalhadores desempenham atividades principalmente na área do artesanato, agronegócio, bovinocultura, comércio e serviços, piscicultura, pólo de saúde e de educação superior, entre outras.

Atualmente, o Piauí conta com uma unidade do CEREST Estadual, em Teresina, e quadro unidades regionais, localizadas nos municípios de Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Uruçuí. A inauguração do CEREST Entre Rios marca as comemorações dos 20 anos do CEREST Estadual.

O CEREST é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece ao trabalhador, formal ou informal, de empresa pública ou privada, com ou sem carteira assinada, atendimentos multiprofissionais realizados por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistente social.

No Piauí, o CEREST é vinculado a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) e tem como objetivo, promover ações que visam melhorar as condições de trabalho, em ambientes públicos e/ou privados e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.