O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), inaugurou, nesta terça-feira (20), mais uma unidade do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Regional). O evento contou com a presença do secretário de estado da Saúde, Antonio Luiz, e demais autoridades.

O CEREST Entre Rios é a 5ª unidade regional do Piauí e atenderá trabalhadores dos 31 municípios que compõem este território. Esses trabalhadores desempenham atividades principalmente na área do artesanato, agronegócio, bovinocultura, comércio e serviços, piscicultura, pólo de saúde e de educação superior, entre outras.

A inauguração do CEREST Entre Rios marcou as comemorações dos 20 anos do CEREST Estadual. “Para nós, este é um momento de celebrar mais uma conquista em prol do cuidado com o trabalhador e a trabalhadora piauiense. Esse cuidado é imprescindível, pois sabemos que o trabalho, concretizado por meio das mais diversas atividades produtivas específicas de cada Território, dignifica a vida do trabalhador através da sua identificação profissional”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.

Agora, o Piauí conta com uma unidade do CEREST Estadual, em Teresina, e cinco unidades regionais, localizadas nos municípios de Bom Jesus, Parnaíba, Picos, Teresina e Uruçuí. “O Piauí vem fortalecendo o compromisso com a efetivação da Política de Saúde do Trabalhador, por meio da estruturação e funcionamento dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, com objetivo de ampliar o acesso e executar as ações de promoção, proteção, prevenção, vigilância em saúde, bem como na assistência especializada em saúde do trabalhador no âmbito do SUS”, ressaltou a Superintendente da SUPAT, Leila Santos.

Na solenidade de inauguração do CEREST Entre Rios, o secretário de saúde, Antonio Luiz, autorizou a instalação de uma sala do Programa Piauí Saúde Digital em todas as unidades do Cerest. O Piauí Saúde Digital é um programa pioneiro no Brasil, que visa ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o estado do Piauí com uso da telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense.

“Com o saúde digital, a gente acaba com a fila de espera por consultas”, destacou o gestor.

Durante a solenidade foram homenageados Manoel Vieira Sousa - um dos primeiros trabalhadores atendidos no Cerest Estadual, além de Luís Lima, médico e diretor de segurança e saúde do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, e o ex-secretário de saúde e gestor responsável pela implantação da política pública de saúde do trabalhador e trabalhadora no Piauí, Nazareno Fonteles.

O CEREST é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece ao trabalhador, formal ou informal, atendimentos multiprofissionais realizados por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistente social.

No Piauí, o CEREST é vinculado a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) e tem como objetivo, promover ações que visam melhorar as condições de trabalho, em ambientes públicos e/ou privados e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.