A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) disponibiliza um canal para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população, promovendo transparência e eficácia nas relações entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), servidores e a gestão.

Com uma ampla variedade de canais de comunicação, como QR Code, formulários, atendimento presencial, telefone, WhatsApp, e-mail, Fala.BR, disque 136 e correspondência, os cidadãos têm diversas opções para expressar suas denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões. No primeiro semestre de 2024, foram registradas 9.906 manifestações, evidenciando o engajamento da população em buscar soluções e melhorias no sistema de saúde estadual.

"Destaca-se que todas as demandas são tratadas de forma igualitária, garantindo o sigilo e a confidencialidade das informações. Além disso, a resolutividade das manifestações é uma prioridade, sendo que 85% das manifestações recebidas no primeiro semestre de 2024 foram resolvidas com a intervenção das ouvidorias", ressaltou Cláudia Graciano, Ouvidora Geral do SUS do Piauí.

Durante o primeiro semestre de 2024, a equipe da Ouvidoria Geral da Sesapi realizou eventos de sensibilização com os Ouvidores da saúde, focando no registro e encaminhamento correto das manifestações para garantir celeridade nas respostas aos cidadãos. Além disso, foi realizado o primeiro curso básico de formação de Ouvidores, com a participação de toda a rede de ouvidorias do Estado, e distribuídos 32 equipamentos para a implantação de ouvidorias no Piauí.

As ouvidorias estão presentes em diversas unidades de saúde, incluindo a Ouvidoria Geral do SUS, Ouvidoria Setorial/SESAPI, Diretoria de Vigilância Sanitária, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital da Polícia Militar, Hospital Infantil Lucídio Portella, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Hospital Regional Chagas Rodrigues, Hospital Tibério Nunes, Hospital Senador Cândido Ferraz, Hospital Regional Justino Luz e Hospital Getúlio Vargas. Essas ouvidorias atuam como canais de comunicação, proporcionando atendimento, registro, instrução, análise e tratamento adequado das demandas, além de mediar conflitos.

Dihna Miranda, Ouvidora Setorial e Coordenadora da Rede de Ouvidorias, reafirmou o compromisso das Ouvidorias da Sesapi em atender e solucionar todas as demandas com agilidade, buscando continuamente melhorias nos serviços de saúde e promovendo um ambiente de trabalho marcado pelo respeito mútuo. "Esse compromisso reflete a preocupação da Ouvidoria em oferecer um atendimento de qualidade, gerando confiança e fortalecendo a credibilidade junto à população", concluiu.