Na última sexta-feira (05), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou a transferências de pacientes do Hospital Regional Justino Luz para o Novo Hospital Regional de Picos. Até o momento, 12 pessoas já estão internadas na nova unidade de saúde, o que possibilita a redução da fila de espera por leitos na região.

O Novo Hospital Regional de Picos foi inaugurado no dia 28 de junho e terá seu funcionamento de forma gradativa, atingindo sua capacidade máxima de atendimento no mês de outubro.

“Iniciamos na semana passada a transferência dos primeiros pacientes e já estamos com doze leitos ocupados nesta segunda, o que nos ajudou a desafogar a fila de espera do Justino Luz”, disse a diretora do hospital, Ana Lígia Passos.

O processo de internação no Novo Hospital Regional de Picos é via regulação de leitos, após avaliação da Unidade de Pronto Atendimento da cidade. “Estes primeiros pacientes são oriundos do Justino Luz, mas o novo hospital será de portas fechadas para receber pacientes via regulação, após atendimento e avaliação na UPA de Picos”, explica o superintendente da Rede Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

A unidade de saúde possui três pavimentos e contará com 206 leitos de internação (60 no térreo, 73 no 1º andar e 73 no 2º andar), além de 20 leitos de UTI adulto, hemodinâmica, ambientes de apoio técnico, radiologia com ressonância magnética e tomografia, administração e auditório com 135 lugares. O novo Hospital Regional de Picos é referência para mais de 600 mil pessoas que moram na macrorregião de Picos, totalizando mais de 40 municípios.

O Novo Hospital Regional de Picos recebeu um investimento de R$ 54.872.421,62. “Esta era uma obra muito esperada. Com a chegada desses primeiros pacientes vamos aprimorando os serviços”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.