A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou a divulgação do primeiro “Guia de Atividade Física Para a População Brasileira”. O material foi produzido pelo Ministério da Saúde para levar as atividades físicas para o cotidiano dos brasileiros, a ideia é promover a saúde e melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros. No estado a distribuição será feita pela Gerência de Atenção Básica da Sesapi.

O guia traz uma abordagem da atividade física em todos os ciclos da vida, infância; adolescência; vida adulta e idosos, também considerando em algumas condições as gestantes e pessoas com deficiências, abrangendo as particularidades e diversidades dos brasileiros. Para a construção do guia foi revisada a literatura cientifica, além de conversas com os setores relacionados, especialistas e população. 

A gerente de Atenção Básica da Sesapi, Dília Falcão, explica que o material ajudará a fortalecer a saúde da população e dos profissionais de saúde uma vez que todos deverão ter acesso ao guia.“O guia vem mostrar que a atividade física é essencial para o desenvolvimento do corpo e da saúde das pessoas, mas também trazendo uma melhoria não somente para a área física, mas também a saúde mental das pessoas que praticam essas atividades”, destaca a gerente.

Ela aponta ainda que é preciso ter um trabalho conjunto com as gestões municipais.“Todos os municípios receberam esse guia e queremos um trabalho em conjunto com as gestões municipais para fazer as atividades físicas uma parte do cotidiano dos piauienses. O guia está disponível no site da Sesapi, no menu de avisos e informes, e traz orientações para  que a população tenha acesso a melhor forma de realizar atividades físicas”, fala Dília Falcão.

O guia pode ser acessado aqui!