O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Piauí “Dr. Costa Alvarenga” (Lacen-PI) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a certificação de excelência em qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O selo do PNCQ avalia anualmente, por meio de testes de proficiência, o desempenho laboratorial em exames e análises fundamentais para monitorar e proteger a saúde da população, garantindo que os resultados obtidos sigam padrões rigorosos de precisão e segurança.

“Isso comprova que os exames realizados pelo Lacen-PI possuem qualidade e a confiabilidade dos resultados. Esse reconhecimento é fruto do compromisso com a qualidade, dedicação e profissionalismo de toda a nossa equipe”, destaca Fabrício Amaral, diretor da unidade.

O PNCQ é o maior programa de validação de testes do país, atuando ainda em diversas associações científicas internacionais. Ele também é produtor de amostras-controle para Laboratórios Clínicos, Bancos de Sangue, organizações in vitro e alimentos, auxiliando e oferecendo opções para o aprimoramento da qualidade destas empresas, colocando à sua disposição um grupo de assessores científicos com conhecimentos especializados em várias áreas do laboratório clínico.

"É um grande avanço. O Lacen hoje é um laboratório de referência. O governo tem investido muito garantindo a implantação de novos serviços", afirmou a superintendente de atenção aos municípios. Leila Santos.