Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Piauí, que já consta com 55,99% de sua população completamente vacinada, 28 municípios do estado ainda estão com esse percentual abaixo de 50%, de acordo com os dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde.

A cidade de Milton Brandão é a que apresenta o menor percentual da população total com o ciclo vacinal completo, com apenas 37,28%. A segunda com o menor índice é São Miguel do Fidalgo que apresenta 39,45% e a terceira com a menor taxa de imunizados é Batalha com 40,06%.

Além das três citadas as outras 25 cidades abaixo de 50% da população com o ciclo vacinal completo são: União, Joca Marques, Parnaíba, Murici dos Portelas, Curral Novo do Piauí, Flores do Piauí, Marcolândia, Caracol, Sebastião Barros, São João da Fronteira, Cristalândia do Piauí, Miguel Leão, São José do Peixe, São Luis do Piauí, Matias Olímpio, Barras, Coronel José Dias, São João do Piauí, Cocal, Passagem Franca do Piauí, Canto do Buriti, Valença do Piauí, Luis Correia, José de Freitas e padre Marcos.

No Piauí, segundo os dados da FioCruz, 214.353 pessoas não retornaram aos postos de saúde para tomar sua segunda dose. “Precisamos da mobilização dos nossos municípios para conclusão do esquema vacinal, com a segunda dose. Só conseguiremos sair desta pandemia com a população completamente vacinada. Já foi comprovado que a vacina é a principal arma contra o vírus, além dos cuidados higiênicos sanitários que ainda precisamos manter, enquanto estivermos em situação pandêmica”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Entre as cidades que estão com sua população com o maior índice de esquema vacinal completo a primeira é Lagoa do Barro do Piauí com 88,92% , seguida de São Gonçalo do Gurgueia que está com 84,87% e em terceiro lugar Dom Inocêncio que conta com 80,12%, de pessoas que já tomaram as duas doses ou dose única.

Os números do Vacinômetro levam em conta a população total do Piauí, que segundo o IBGE é de 3.289.290. Desse total 2.435.056 já receberam a primeira dose da vacina, correspondente a 74,21% da população e 1.837.194 tomara as duas doses ou a vacina de dose única e completaram o seu esquema vacinal, o que equivale a 55,99% dos moradores do estado. Também já receberam a dose de reforço, que desde a última semana foi autorizada pelo Ministério da Saúde para toda população acima de 18 anos, 127.887 pessoas. No total foram 4.400.137 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas no Piauí.

Importância 2ª dose

Os estudos das vacinas, utilizadas pelo Plano Nacional de Imunização, foram feitos com a vacinação em duas doses. A única que protege com apenas uma dose é a Janssen. A eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção.

Para garantir a segurança da população é necessária a imunização completa. A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. Esta falta da segunda dose pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus. “Por isso pedimos mais uma vez, completem sua imunização com as duas doses e quando chegar o seu prazo para o reforço, volte aos postos e intensifique sua proteção”,lembra Florentino Neto.