O Ministério da Saúde está realizando até dia 12 de novembro, em Brasília (DF), o VI Encontro Nacional da Rede CIEVS. O evento acontece de maneira on-line e presencial. Três piauienses da Rede Cievs foram convidados para participar do encontro presencialmente: a apoiadora CIEVS/PI-FIOCRUZ/MS, Bruna Verna; a analista CIEVS/PI, Ester Miranda e a técnica CIEVS/PI, Márcia Araújo.

O objetivo do encontro é reunir e avaliar práticas exitosas implementadas pela Rede CIEVS no desenvolvimento e aplicação de ferramentas e ações implementadas no âmbito dos CIEVS Estaduais, Municipais, de Fronteira e DSEI na detecção, monitoramento, alerta, resposta e comunicação durante a pandemia de Covid-19.

Durante o evento, serão realizados simulados de Emergências Epidemiológicas para os   profissionais da Rede CIEVS, de forma a qualificar a Rede, além de avaliar as lições aprendidas e propostas de aprimoramento dos processos de trabalho.

Entre os participantes, está o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Arnaldo Medeiros; a representante da Organização Pan Americana de Saúde no Brasil, Socorro Gross; o Diretor Regional de Emergências das Américas, Ciro Ugarte; o Diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias da Espanha, Fernando Simón; o Coordenador/Diretor na FIOCRUZ e integrante do Centro de Operação de Emergência e Catástrofes em Saúde da OPAS, Rodrigo Stabeli.