O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) encerrou as atividades em alusão ao “Outubro Rosa” com  uma roda de conversa para discutir, com profissionais de saúde,  o tema “Prevenção ao Câncer de Mama”, No evento também foi abordado  aspectos preventivos ao câncer do colo do útero.



Segundo a diretora administrativa do hospital,Janaílda Furtado, o público presente e o sucesso do evento superaram as expectatvias da equipe organizadora.Durante todo o mês de outubro o hospital realizou outras diversas atividades. “Cada coordenador fez um momento individual com seus funcinários, trabalhando diversos temas e hoje ampliamos para a sociedade para ter a participação popular e falar com os especialistas, mais direcionados ao tema “Prevenção ao câncer de Mama”  onde também foram feitas muitas abordagens sobre o câncer do colo do útero”, disse Janaílda.

O tema foi bastante explorado pelos profissionais, sob a mediação da enfermeira Graciane Machado , que também abriu a conversa para a participação do público presente, que colaborou formulando perguntas e tirando dúvidas.

De acordo com o mastologista Tiago Almendra, o câncer de mama é ainda o que mais mata no Brasil e no mundo. Junto com o câncer do câncer de útero são doenças muito prevalentes no Brasil. “O câncer do colo do útero, felizmente, é lento e dá tempo prevenir. Mas a prevenção é super importante, porque o câncer mata.”, enfatizou a obstetra Alane Azevedo.