Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí recebe vacinas do MS para adolescentes sem comorbidades
As doses já foram enviadas aos 224 municípios do estado para a imunização do público de 12 a 17 anos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu do Ministério da Saúde lote de vacinas que será destinado ao público de 12 a 17 anos sem comorbidade. Nesta terça-feira (26), o lote foi enviado para os 224 municípios do Estado, que devem continuar a vacinação.
Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, apesar do lote de vacinas do Ministério da Saúde ter sido enviado somente agora ao Piauí, muitos municípios do estado já começaram a imunização dos adolescentes. “Por iniciativa do Governo do Estado, o Piauí já tinha começado a vacinar o público adolescente do estado que não tem comorbidade”, diz o superintendente.
De acordo com o Secretário de Saúde, Florentino Neto, a imunização deste público já está sendo feito no Piauí com a utilização da reserva técnica da Sesapi. “ O Governo do Piauí tomou a iniciativa de distribuir a reserva técnica antes mesmo do Governo Federal enviar vacinas para vacinar os adolescentes, numa prova de respeito ao nosso povo”, afirma o secretário. Ele lembra que o estado tinha recebido apenas as doses referentes ao público com comorbidades, grávidas e puérperas e privados de liberdade.
De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nesta terça-feira (26), 207 municípios do Piauí já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. As informações foram cadastradas pelas equipes municipais no SI-PNI, Sistema de Informações do PNI que centraliza as dados da vacinação no Brasil.
Segundo os dados do Vacinômetro, o Estado já registrou 82.970 doses aplicadas em adolescentes com a primeira dose.