O Centro de Referência Estadual em Toxicologia (CITOX Piauí) é um serviço, cujo objetivo principal é garantir informação toxicológica voltada à prevenção, proteção e promoção à saúde dos que estiverem expostos a riscos de natureza toxicológica, provocados por animais peçonhentos, medicamentos, agrotóxicos, poluentes industriais, produtos químicos em geral e outras substâncias potencialmente agressivas para o ser humano.

O Citox é o único serviço, ligado à Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual e ANVISA, que presta essas informações a profissionais de saúde (medicina humana e veterinária) ou população em geral, com funcionamento 24 horas no Piauí. “Nós temos dois números de atendimentos para acesso a essas informações, nos telefones 0800 2803661 ou pelo celular (86) 99466 8097. Em ambos os contatos, o Citox tem um profissional médico preparado para fazer esses atendimentos imediatos, por esses meios de comunicação”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.  

Ciclo de Palestras – Diante da importância que o Citox  propõe para atendimentos por intoxicação, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) iniciou nesta terça-feira (21), um ciclo de palestras referentes às ações de capacitação continuada e que devem ser executadas por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Centro de Informação Toxicológica no estado do Piauí (CITOX), em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, com objetivo de fortalecer as ações a nível estadual e oferecer capacitação a todos os técnicos das áreas de saúde e afins das instituições públicas e privadas, bem como a população em geral.

As palestras devem acontecer durante os meses de setembro a dezembro. Nesse primeiro momento, que ocorreu hoje (21), a DIVISA socializou informações sobre o Citox Piauí e o fluxo de atendimento de pessoas intoxicadas, destacando a intoxicação principalmente pelo uso de medicamentos, animais peçonhentos, agrotóxicos, saneantes, plantas, entre outros.

As informações foram apresentadas pelas médicas do Citox, Cíntia Melo e Lucimary Formiga.

A programação do ciclo de palestras divulgada pela Vigilância Sanitária do Estado, segue com outros assuntos voltados sobre a saúde do trabalhador, resíduos dos serviços de saúde, segurança do paciente, práticas de nutrição e de medicamentos, este último, com palestra agendada para o próximo dia 29.