O Hospital Regional de Campo Maior realizou nesse sábado (17) a primeira cirurgia de correção de joelho valgo. O paciente é um jovem de 15 anos, do sexo masculino. A intervenção médica é a primeira desta natureza realizada na rede estadual, fora de Teresina, e representa mais um avanço no planejamento de descentralização dos atendimentos de saúde pública da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Hospital Infantil Lucídio Portela (Hilp).

O diretor do Hilp, o médico ortopedista infantil. Vinícius Nascimento, foi o responsável pela realização da cirurgia. “Estamos em diálogo contínuo com as equipes de saúde de todos os municípios para mapear as demandas e conseguir atuar dentro das possibilidades de expansão dos atendimentos. Trabalhamos para descentralizar os serviços de saúde, em especial aqueles voltados para o público infantojuvenil que não são residentes da capital”, planeja Vinícius Nascimento.

O jovem campomaiorense foi submetido a uma osteotomia femoral, técnica cirúrgica que permite corrigir deformidades ósseas, congênitas ou adquiridas ao longo da vida. “É um grande passo na descentralização da saúde. “Seguiremos mapeando os pacientes para realizar os procedimentos de forma descentralizada e, assim, levar a saúde para perto de cada usuário do SUS, evitando grandes deslocamentos e dando mais efetividade a rede hospitalar” disse Vinicius.

O joelho valgo, também conhecido como geno valgo, é uma condição física em que os joelhos estão desalinhados e voltados para dentro, encostando um no outro. O desalinho é responsável por uma incapacidade funcional dos movimentos do paciente e piora na estabilidade, além de ser causa de dores intensas e constantes.

“Para indivíduos que possuem o joelho valgo, é muito importante tomar bastante cuidado na prática de exercícios, visto que existem exercícios que podem acentuar esta condição e causar severas lesões”, alerta Vinicius.

Ascom: HILP