Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Crianças ganham brinquedoteca na sede do Tratamento Fora de Domicílio
O espaço permite que as crianças possam se divertir enquanto seus pais ou acompanhantes resolvem as demandas, necessárias para o seus tratamentos.
Preocupada com o bem-estar das crianças que necessitam frequentar a sede do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), a Secretaria de Estado da Saúde instalou no local uma brinquedoteca. O espaço permite que as crianças possam se divertir enquanto seus pais ou acompanhantes resolvem as demandas, necessárias para o seus tratamentos, realizados fora do Piauí.
“Muitos pais trazem crianças quando vêm até a sede do TFD para dar entrada na documentação. Além disso, crianças têm doenças graves, que precisam de mais atenção. Para que os pais possam resolver as questões burocráticas de forma mais cômoda, implantamos a brinquedoteca, que permite um espaço de diversão para a meninada”, explica a coordenadora do TFD, Dihna Carvalho.
Na brinquedoteca, disponibilizada pelo programa, as crianças podem contar com espaço físico lúdico, que possibilita fazer a troca de conhecimentos e vivências além de proporcionar a interação com o outro.
Tratamento Fora do Domicílio
O TFD é um instrumento legal que visa a garantir, pelo SUS, o tratamento de média e alta complexidade a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município ou no estado de residência. O programa oferece aos seus beneficiários tratamentos ambulatoriais e hospitalares/cirúrgico previamente agendado, passagens de ida e volta – aos beneficiários e se necessário, ao acompanhante no mesmo valor, para que possam deslocar-se até o destino agendado e retorno à cidade de origem, ajuda de custo para alimentação para o beneficiário e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento, e ainda, responsabilização pelas despesas decorrentes de óbito do beneficiário no local encaminhado para tratamento.
Apenas no ano de 2021, foram encaminhadas 49 crianças, de 0 a 07 anos, para cirurgias cardíacas nos estado de Pernambuco e São Paulo. “Contamos com uma equipe de assistentes sociais que ficam 24 horas de plantão. Para que nossos pacientes possam ter atendimento, que facilite o seu deslocamento, no momento que são chamados pelos hospitais”, explica a coordenadora do Tratamento Fora do Domicílio, Dihna Carvalho.
Para ter acesso ao Tratamento Fora do Domicílio, o usuário deve ser encaminhado pelo médico do SUS, com toda a documentação pessoal e laudo médico, e dar entrada no protocolo do TFD, que fica localizado no prédio da Farmácia do Povo, na Rua David Caldas, nº 398, Centro/Norte, 1º andar – Cruzamento com a Rua Areolino de Abreu, próximo à Caixa Econômica.