Inaugurado no dia 18 do mês de junho em São João do Piauí, o Centro Especializado em Reabilitação – CER II Daniely Dias, que atende pessoas com sequelas decorrentes da Covid-19 oferecendo diferentes de serviços nas modalidades de reabilitação visual e física, já realizou 10 atendimentos de reabilitação. Oito pacientes já realizaram triagem e estão realizando exames para iniciarem os tratamentos ainda nessa semana.

O CER II é um anexo do Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros e esta realizando diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de Atenção à Saúde no território Serra da Capivara, que é composto por 18 municípios e possui cerca de 140.738 habitantes. Destes, aproximadamente 51.888 possuem alguma deficiência.

Inicialmente, o Centro esta atendendo pessoas com sequelas decorrentes da Covid-19, uma medida determinada pelo Ministério da Saúde, que recomenda que os serviços de reabilitação sejam oferecidos como retaguarda para atendimento aos usuários pós-internação originadas pela Covid-19, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida e integração social da população deste território.

“Este Centro faz parte de toda uma rede de reabilitação do estado. O CER II é de alta complexidade e iniciou as atividades garantindo o atendimento para reabilitação pós-Covid, mas aqui trabalharemos também com deficiências visual e física, garantindo assistência para 18 cidades. O objetivo é descentralizar os serviços para que as pessoas não precisem se deslocar até Teresina”, afirmou Vilma Rodrigues Batista Moraes, diretora do Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros.

O Secretário Florentino Neto afirmou que um dos trabalhos da Secretaria de Estado da Saúde vem sendo garantir uma assistência de qualidade para a população em todos os momento de enfrentamento da Covid-19.

“Queremos que os piauienses tenham uma assistência a sua saúde com qualidade e em todos os momentos do enfrentamento a Covid-19, com o CER II garantimos uma assistência pós-covid de qualidade, serviços de recuperação que ajudam nossos piauienses a terem uma melhor qualidade de vida, com uma reabilitação que gera resultados”, destaca o secretário.