Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HEDA é porta de entrada no atendimento contra a Covid-19 da população do litoral piauiense
Melhorias estruturais, envio de novos equipamentos, organização de fluxo de pacientes e escalas dos profissionais de saúde que atuam são algumas das melhorias desenvolvidas por todo o território piauiense para garantir um atendimento de qualidade para a população durante a pandemia.
Desde o início da Pandemia de Covid-19 pelo mundo o governo do estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde, vem garantindo melhorias em sua rede estadual de saúde a fim de garantir para a população piauiense um serviço de saúde de qualidade, com atendimento e estrutura que possam garantir os cuidados necessários em relação aos casos de Covid-19 em seus vários níveis de complexidade. Melhorias estruturais, envio de novos equipamentos, organização de fluxo de pacientes e escalas dos profissionais de saúde que atuam são algumas das melhorias desenvolvidas por todo o território piauiense para garantir um atendimento de qualidade para a população durante a pandemia.
No litoral Piauiense, mais precisamente em Parnaíba, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), vem sendo a porta de entrada e referência no atendimento dos pacientes com Covid-19. O Dr. Carlos Alberto, diretor técnico do HEDA explica um pouco do processo de melhorias pelo qual a unidade passou para atender os casos de Covid-19.
“Com os primeiros casos de COVID-19 registrados em 2020, o HEDA, através dos trabalhos da SESAPI, começou todo um trabalho de estruturação física e garantia de equipamentos para o diagnóstico e atendimento correto de casos de COVID-19 que chegassem até a unidade. No início de 2020 nos tivemos um convênio com a maternidade Marques Basto e durante seis meses o setor de obstetrícia foi remanejado para a maternidade, o motivo foi a nossa readequação física e organização do nosso setor de obstetrícia para receber os pacientes com COVID-19”, fala o diretor.
Após as diversas melhorias a unidade conta hoje com um total de 77 leitos clínicos; 31 Leitos de UTI e 2 leitos de estabilização. “Com todos os trabalhos desenvolvidos aqui no HEDA nos temos a estrutural principal da unidade e mais dois anexos para o atendimento e internação dos pacientes, promovendo assim toda a estrutura necessária que a unidade precisa para atender a demanda de pacientes de Covid-19 da região da planície litorânea e região dos cocais”, complementa o diretor técnico da unidade.
O Secretário Florentino Neto desta a importância das melhorias no Hospital Dirceu Arcoverde para toda a rede estadual de saúde. “O HEDA representa a principal unidade de atendimento da população na nossa região litorânea e está localizado na cidade com a segunda maior população do estado. Garantir um serviço de qualidade como o que hoje temos no Hospital Dirceu Arcoverde é essencial para aumentar a qualidade geral dos serviços da nossa rede de saúde aqui no Piauí”, destacou o gestor.