A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Gerência de Atenção Básica realizaram oficinas do Previne Brasil para Monitoramento e Avaliação de Indicadores de Saúde do Primeiro Quadrimestre de 2021. As oficinas foram realizadas durante quatro dias com os coordenadores das Regionais de Saúde, Coordenadores da APS e profissionais de saúde como médicos, odontólogos e enfermeiros.

Os sete indicadores de saúde avaliados são a proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação; a proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes que passaram por atendimento odontológico; a cobertura de exame citopatológico; a cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; o  percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e o percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Segundo o Superintendente de Atenção Primária da Sesapi, Herlon Guimarães, o Ministério da Saúde propôs a implementação de um novo modelo de financiamento federal para o custeio da Atenção Primária. “Nesse Programa uma das modalidades de repasse financeiro do MS para a APS será o pagamento por desempenho, atrelado à avaliação destes indicadores. Além da garantia de recursos financeiros, melhora também a qualidade da saúde pública”, afirma.

As oficinas do Previne Brasil foram realizadas com profissionais do Território Planícies Litorâneas, Vale do Sambito, Cocais, Territórios Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras, Alto Parnaíba, Territórios Piauí Itaueiras, Vale do Rio Guaribas, Territórios Vale do Canindé, Entre Rios e Carnaubais.