Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Vigilâncias municipais seguem com ações de enfrentamento da COVID-19 no Piauí
O constante trabalho tem sido reforçado com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Atenção Básica, serviços de saúde e outros profissionais.
Os primeiros casos confirmados de COVID-19 no Piauí, surgidos em março de 2020, fez com que as Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAS) reinventassem suas atividades, traçando novas estratégias de trabalho e se adequando cada vez mais a atual realidade vivenciada com a pandemia do novo coronavírus.
Estratégias essas que levaram aos profissionais da área a uma rotina diária de trabalho, desenvolvendo ações de saúde que tinham como único objetivo, poupar a vida dos piauienses.
Após pouco mais de um ano de pandemia, de norte a sul do Piauí, os profissionais de vigilância sanitária continuam trabalhando incansavelmente nas ações de enfrentamento da COVID-19. As ações seguem as propostas do Plano Estadual de Contingência para o enfrentamento da infecção humana pelo Coronavírus.
As barreiras sanitárias e as fiscalizações ganharam destaque nos trabalhos. Com elas, foi possível identificar precocemente a confirmação de casos da doença, monitorar pessoas oriundas de outros estados e municípios e, com isso, reduzir a sobrecarga do sistema de saúde do Estado.
Nas barreiras sanitárias, por exemplo, somente no ano passado, as VISAS municipais fizaram mais de 25 mil notificações de quarentena de pessoas com casos confirmados da COVID-19 que estiveram em regiões endêmicas e chegaram nos municípios piauienses ou ainda aquelas pessoas que tiveram contato próximo com alguém que foi testado positivo, tendo ou não apresentado sintomas respiratórios característicos da doença. "Foi um resultado significativo para que houvesse a redução do número de possíveis pacientes que chegariam aos hospitais do interior", disse a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves.
Os trabalhos das VISAS Municipais estão sendo acompanhados pela DIVISA. que tem orientado os profissionais municipais sobre a condução das atividades. "Isso implica em resultados efetivos não somente nas ações de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus e sim, em todas as ações que são realizadas por esses profissionais, dia e noite, para que o Piauí siga fortalecido em meio a qualquer situação", destacou a diretora.
O constante trabalho tem sido reforçado com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Atenção Básica, serviços de saúde e outros profissionais.