Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV realiza consultas em crianças e adolescentes com deformidades na coluna
Desde as 7h desta terça-feira (15), o Ambulatório Integrado do Hospital Getúlio Vargas (HGV) é palco da Ação social do Projeto Mude a Curva com atendimento de crianças e adolescentes com deformidade da coluna vertebral.
A iniciativa é uma ação integrada da Associação Brazilian Spine Study Group (BSSG), com o apoio da NuVasive, empresa de dispositivos médicos, que conta ainda com a participação de profissionais voluntários, dentre ortopedistas, anestesistas e eletrofisiologistas. Durante todo o dia, será realizado o cadastramento dos pacientes que são consultados por especialistas do Piauí e de todo o Brasil.
Entre os pacientes, está o jovem E. J. C. S., de 16 anos, que está aguardando há muito tempo por este momento. Sua mãe, Elita Coimbra Gomes Santos, conta que soube da ação por meio da TV e veio em busca de atendimento. “Eu não podia perder a oportunidade do meu filho se consultar com um especialista. Estou realizando meu sonho”, desabafa, aliviada.
Para o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, esse mutirão é muito importante e vai possibilitar a mudança na vida das crianças e adolescentes. “Essas curvas aumentadas pioram muito a qualidade de vida dessas crianças, dificultam suas atividades diárias, a prática de esporte, a profissão. Essa ação vai possibilitar a correção, melhorando o prognóstico e a qualidade de vida. É um ganho que não tem preço”, explica.
No próximo mês de agosto, serão realizadas as cirurgias das crianças e adolescentes que foram previamente selecionadas, nessa terça-feira (15). Os procedimentos serão realizados no HGV e no Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP).
Estão participando do Projeto, os cirurgiões especialistas em coluna do HGV, Ayrana Aires, Anderson Carvalho, Frederico Leite, Hugo José, Wilson Rodrigues e Alexandry Carvalho (Ambulatório Lineu Araújo) e os médicos fundadores do grupo BSSG, Carlos Romeiro (Recife-PE), Fernando Herrero (Ribeirão Preto-SP), Ricardo Acácio (Joinville-SC), Murilo Daher (Goiânia-GO), Rodrigo Amaral e Raphael Pratali (São Paulo-SP).
Fonte: Ascom HGV