Equipes de enfermagem da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) estão participando de forma virtual do treinamento Admissional para profissionais de Enfermagem. O objetivo é capacitar os novos profissionais de enfermagem que irão atuar na Ala F, uma enfermaria nova que será inaugurada neste mês de junho. A nova Ala contará com 24 novos leitos de alojamento conjunto, aumentando assim o número de atendimentos.

“Através de autorização da Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), estamos concluindo a nova Ala, e capacitando os novos profissionais de saúde que irão trabalhar no atendimento assistencial à mãe e ao recém-nascido. Nosso objetivo é prestar um serviço com qualidade à população piauiense”, destaca o médico Francisco Macêdo, diretor geral da MDER.

O objetivo do treinamento é apresentar a estrutura e rotinas da instituição aos novos profissionais, para que eles compreendam sobre a importância do Gerenciamento de Riscos e Notificação dos Eventos Adversos, estimulando para que a nova equipe realize esse controle, abordar sobre a importância do conhecimento sobre as competências dos enfermeiros e técnicos de enfermagem no exercício da função, explicar sobre o conhecimento e a aplicação de todos os protocolos da instituição e sobre a aplicação de cada impresso referente à assistência em alojamento conjunto.

O curso terá duração de uma semana; teve inicio nesta segunda-feira (07) e segue até sexta (11). Os temas abordados são; apresentação da instituição gerenciamento de riscos e notificação dos eventos adversos, competências dos enfermeiros e técnicos de enfermagem em protocolos da MDER impressos usados em alojamento conjunto.

O médico neonatologista e diretor técnico da MDER, Marcos Bitencourt, explica sobre os campos de atuação da Evangelina Rosa. “A maternidade é um campo de aprendizado para especialidades como pediatria, neonatologia e obstetrícia, a assistência materna e infantil, e quero dizer aos novos profissionais que além de estarem atuando como profissionais terão excelentes experiências nessa unidade de saúde”, pontua.

O diretor de Ensino e Pesquisa da MDER, médico, Joaquim Vaz Parente, dá as boas vindas aos novos profissionais. “A MDER tem função específica de assistência, ensino, pesquisa e extensão, que trabalha em conjunto com as universidades e faculdades. Estamos aqui preparando os novos profissionais que estarão contribuindo para uma  melhor assistência à saúde”, conclui.