A eficácia terapêutica no tratamento de doenças crônicas, como a Diabetes mellitus, doença de Crohn e Dislipidemia, também depende de adoção de mudança de comportamentos. Um deles é incorporar alimentação saudável às refeições para, além de prevenir doenças, minimizar o seu agravamento.

Para dar maior suporte aos pacientes atendidos, a Farmácia do Povo oferece consultas com nutricionista, três vezes por semana, por videoconferência. As consultas serão feitas pela nutricionista clínica, Adrianne Holanda, que explica como se dará o atendimento.

"As consultas serão remotas, devido à pandemia, para evitar aglomerações. Iremos ligar para os pacientes, em videoconferência, em horários pré-estabelecidos, quando faremos anamnese, levantaremos o histórico do paciente. Se tem outras comorbidades, uso de medicações, hábitos alimentares, correções de possíveis erros na alimentação", conta.

O acompanhamento nutricional terá dicas para alimentação saudável, como substituir alimentos fontes de carboidratos simples, por carboidratos complexos, mais ricos em fibras e nutrientes; ou adicionar ingredientes aos tradicionais pratos que o paciente tem no seu dia a dia. 

Adrianne cita, por exemplo, "o cuscuz ou tapioca, que pode ser acrescentado fibras como linhaça, farelo de aveia ou chia, que os tornam integrais. Quaisquer desses produtos, que são fibras, ajudam a diminuir o índice glicêmico e a combater a diabetes, já que essas fibras retardam a digestão da glicose no corpo. Dessa maneira, o organismo vai dispor de maior tempo para digerir o componente, evitando armazená-lo em forma de gordura". 

A nutricionista reforça ainda que as fibras ajudam na proliferação de uma microbiota intestinal  mais saudável, aumentando a imunidade e prevenindo várias doenças crônicas, como a dislipidemia também, esteatose hepática e até alguns tipos de câncer.

Os pacientes também vão receber orientações para que pratiquem atividades físicas, com estratégia de promoção de saúde, bem-estar, além "de reduzir os custos da saúde, que são alarmantes, sobretudo com médicos e medicamentos".

As consultas nutricionais estão disponíveis inicialmente para pacientes com diabetes, doença de Crohn e dislipidemia. Mais de 1.500 pacientes cadastrados poderão requisitar sua consulta diretamente no Serviço Social da Farmácia do Povo.