A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) analisou em um período de quase sete meses (entre setembro de 2020 e abril de 2021), 318 processos de contratações de bens e serviços relacionados à saúde. Nesse período, em razão do grande volume de processos a serem analisados pela CGE junto à Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), a CGE criou uma força-tarefa e conseguiu, nesta semana, zerar os processos que estavam pendentes de análises.

Para a CGE, isso é resultado de um planejamento e esforço conjunto, com vistas à celeridade nas análises das despesas para que o Estado possa continuar investindo em saúde.

O auditor governamental Kilmer Távora, que coordena os Núcleos Setoriais, explica que a força-tarefa tem o propósito que vai além de reduzir volume de processos. “Esse resultado foi possível pois os auditores governamentais focaram não só em elaborar parecer. A partir da definição de uma metodologia de atuação dos auditores setoriais, passou-se a orientar o processo desde sua origem para que, ao chegar no controle, não gerasse retrabalho pela necessidade de retorno para correções. Assim, conseguimos promover a eficiência nos nossos trabalhos e orientar os setores para a regularidade nos processos”, explicou.

A auditora governamental Iluska Rolim é uma das integrantes da equipe do Núcleo Setorial da Sesapi e ressalta a importância do trabalho de assessoramento. “Fizemos todo um trabalho de visita aos setores do órgão, participamos de reuniões para tirar dúvidas dos servidores e orientamos a instrução processual com emissão de despachos orientativos antes da emissão de pareceres. Tudo isso visando mitigar os riscos dos processos da Sesapi.”, explicou.

Em razão da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado aumentou seus investimentos em hospitais e aquisições de insumos para, assim, possibilitar o atendimento aos pacientes que necessitam do sistema público de saúde.

Em decorrência do grande volume e complexidade dos processos a serem analisados quanto à economicidade e eficiência nas diversas contratações de bens e serviços, as auditoras Iluska Rolim e Kennia Ferreira passaram a integrar o Núcleo na Secretaria, juntamente com o auditor Jarbas Souza. Os processos também foram distribuídos para outros auditores dos diversos setores da CGE para fazer frente à alta demanda do órgão.

“A Sesapi comporta grande parcela da estrutura administrativa do Estado e precisa desenvolver atividades diversas para solucionar as demandas da saúde. Desde junho de 2019, iniciamos o trabalho como setorial CGE/Sesapi com presença permanente de dois auditores emitindo manifestações para melhor executar as ações da Secretaria. Atualmente somos três auditores setoriais e estamos conseguindo atender as demandas com maior celeridade, mesmo com o aumento das carga de processos devido à pandemia Covid-19”, explicou o auditor governamental Jarbas Souza, que atua como setorial desde junho de 2019.

Para o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, a contribuição do controle interno feita pela CGE em conjunto com a Sesapi permite um maior nível de segurança e contribui para a economia. “Existe um esforço grande na Sesapi para que nós possamos executar com maior celeridade e resultados práticos, os procedimentos administrativos e financeiros em razão de estarmos num momento de pandemia. Para isso, contamos hoje com o apoio da CGE, que reforçou todo um trabalho de controle interno na Secretaria, instalando uma força-tarefa com três auditores governamentais, sob a coordenação de outro auditor, para que possamos, assim, ter um maior nível de auditagem e maior nível de controle nos processos que tramitam na Sesapi. Isso resulta em maior qualidade, efetividade e segurança nos procedimentos adotados nesta Secretaria”, assegurou.

A partir de agora, os trabalhos junto à Sesapi devem passar para uma nova etapa, que consistirá no acompanhamento dos contratos em execução, entre outras diretrizes.

Fonte:Assessoria/CGE