Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Lacen bate recorde no número de exames para detectar o coronavírus
No total foram realizados 2.753 exames de RT/PCR, considerado padrão ouro para a detecção do vírus.
O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí, Dr. Costa Alvarenga, LACEN Piauí, bateu o recorde no número de exames realizados para a detecção do coronavírus, nesta última terça-feira (30). No total foram realizados 2.753 exames de RT/PCR, considerado padrão ouro para a detecção do vírus.
O teste de Covid-19 do tipo RT-PCR detecta a presença do vírus no organismo e, por isso, é usado para identificar casos ativos da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de positividade deste tipo de teste deve ficar abaixo de 5% para controlar a pandemia.
Segundo a diretora do laboratório, Walterlene de Carvalho, na última semana a média diária de análises feita pelo Lacen-PI vem apresentando crescimento. “Nas últimas semanas, mesmo com a dificuldade de aquisição de alguns insumos, como placas e eppendorfs que estão em falta no mercado, nós conseguimos aumentar a capacidade de exames por dia”, disse a diretora do laboratório, Walterlene de Carvalho.
Walterlene destaca a importância da testagem para controle do coronavírus. “Precisamos insistir na testagem, que é uma parte importante da estratégia para conter o índice de transmissão. Com o maior número de pessoas realizando o teste será possível que os especialistas possam planejar as novas medidas. Não podemos abrir mão de testagem. Isso tem que ser mantido como prioridade”, disse a diretora.