A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Gerência de Atenção à Saúde mental, realizou nesta quinta-feira (11), o IV Colegiado Estadual de Coordenadores, Usuários e Profissionais de Saúde Mental do Piauí.

A abertura do evento ficou a cargo do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que destacou a importância dos profissionais da saúde mental neste momento de pandemia.

“Os serviços de assistência psicológica são essenciais para ajudar aqueles que estão enfrentando esta doença, sem esse apoio, em um momento tão difícil, a recuperação seria ainda mais lenta. Quero agradecer a cada profissional desta área pelo belíssimo trabalho que vem sendo feito e sabemos que ainda há muito a se fazer e contamos com todos vocês para juntos vencermos”.

O evento, realizado de forma virtual, contou com a participação de coordenadores e profissionais que atuam em: CAPS, EAP´s, Leitos de Saúde Mental, Serviço Residencial Terapêutico, Unidade de Acolhimento, Gestão em Saúde Mental, representantes de usuários e familiares, Conselho Estadual de Saúde, COSEMS, Grupo Condutor da RAPS, além de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos como Promotores e Defensores Públicos.

“Nós estamos buscando aproximar cada vez mais a Sesapi desses atores, para possamos realizar um processo de construção coletiva, no avanço dos programas de saúde mental em nosso estado, em destaque para aqueles de enfretamento as sequelas da pandemia”, destaca o secretário.

O objetivo do colegiado é fomentar discussões sobre o cuidado em saúde mental da nossa população piauiense, como explica a gerente de Saúde Mental da Sesapi, Virginia Pinheiro,  “Queremos contribuir para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial através da atuação no campo do cuidado, promoção e assistência ao cuidado integral em Saúde”, afirma a gerente.

Segundo Virginia Pinheiro, em cada etapa do colegiado serão propostas estratégias de cuidado para a construção de respostas aos desafios atuais nos processos de trabalho. “Vamos partir das experiências vivenciadas no cotidiano de gestores, profissionais, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde”, completa.

O colegiado acontecerá até o mês de abril com a realização de onze oficinas. As próximas vão acontecer dias 18 e 25 de março; e dias 8,15 e 22 de abril. A programação do IV Colegiado Estadual de Saúde Mental faz parte de uma construção coletiva da Gerência de Atenção à Saúde Mental/SESAPI com o Grupo Condutor da RAPS do Estado do Piauí.