Ao completar um ano de atendimento ao funcionário acometidos pela Covid-19, o Serviço de Assistência ao Servidor (NAS) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) já realizou 15.356 testes e 5.783 consultas ambulatoriais.

Para o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, o serviço foi criado para cuidar de quem cuida do paciente, dando suporte na prevenção e tratamento da Covid-19. “No inicio da pandemia, o NAS foi implantado com o objetivo de cuidar do servidor que estaria na linha de frente, em contato direto com o paciente acometido pela doença, depois ampliamos para todos os servidores ativos e também para os que estão afastados por alguma comorbidade, com consultas ambulatoriais, exames, apoio psicológico e agora com a aplicação da vacina”, explica o gestor.

Para o pneumologista Abel Barros de Araújo, que atende no NAS, o serviço completa um ano de atendimento aos servidores, com consultas, exames laboratoriais e de imagens. “Completando a cadeia de cuidado que o HGV tem oferecido, o hospital tinha que cuidar do profissional também e o NAS oferece isso. De modo que possibilita uma avaliação completa do nosso servidor e propõe o tratamento adequado. Pois, essa doença, o mais importante é o seguimento da evolução, pois ela se manifesta diferente para cada paciente, então a gente tem que ter um cuidado individualizado, para poder proporcionar o melhor atendimento possível”, explica o médico.

O NAS conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos pneumologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e administrativo. Também conta com o apoio do Laboratório de Análises Clínicas que dá suporte na realização da testagem dos profissionais de saúde do HGV que são atendidos no NAS e pacientes internados no hospital.

Fonte:HGV