O 16º Boletim Epidemiológico do Hospital Getúlio Vargas (HGV), divulgado nesta terça-feira (2), mostra que o hospital atendeu 783 pacientes com Covid-19. Desses, 61% com idade acima de 60 anos. Os dados são do período de abril de 2020 (quando o HGV recebeu os primeiros pacientes) a fevereiro de 2021.

Outro dado importante é que 60% dos pacientes internados são do sexo masculino e 40% do sexo feminino. Segundo a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HGV, Nirvania Carvalho, são dados que seguem o perfil epidemiológico mundial.

Para o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, o boletim alerta também que os pacientes internados no hospital, no mês de fevereiro, 72% são provenientes do interior do Piauí. “Assim, é importante fazer uma reflexão no sentido de intensificar as medidas restritivas, principalmente no interior do estado”, alerta o gestor.

Osvaldo Mendes alerta também para o perfil dos pacientes que foram a óbito durante a pandemia. Os indicadores mostram que 54% das mortes foram na faixa etária acima de 70 anos e 21% na faixa etária de 61 a 69 anos, totalizando 75% dos óbitos. “Com esses dados, avaliamos que a nossa população que veio a óbito aqui no HGV, são de pessoas acima de 60 anos. Assim, é importante intensificar as medidas de proteção”, ressalta o diretor.

O presidente da Fepiserh, entidade que gerencia o HGV, Ítalo Rodrigues, alerta para os cuidados preventivos, sobretudo, entre os idosos. “Pessoas com mais de 60 anos precisam redobrar as medidas de prevenção, sobretudo, de isolamento e uso de máscara. Os jovens também devem tomar cuidado para não levar o vírus para dentro de casa, colocando em risco os idosos e toda a família”, destacou.