As barreias sanitárias fixas, implantadas pela Secretária de Estado da Saúde (Sesapi), vêm ajudando a controlar a disseminação do coronaírus no Piauí. Elas funcionam no Aeroporto Senador Petrônio Portella e no Terminal Rodoviário de Teresina, assim como nas divisas do estado e na Nova Ceasa.

O trabalho das barreiras do programa Busca Ativa começou em março de 2020, orientando as pessoas quanto ao uso da máscara, uso de álcool em gel e distanciamento social."Essas pessoas precisam ser orientadas, verificando a temperatura e se tiver algum sintoma a gente indica a unidade de saúde mais próxima. Essa parceria é fundamental do controle para gente conseguir diminuir a transmissão desse vírus", explica a gerente de Atenção Básica da Sesapi, Dília Falcão.

O secretário Florentino Neto esteve no aeroporto de Teresina e presenciou o trabalho da barreira instalada no Aeroporto Senador Petrônio Portella.

“Desembarquei às 23h e puder ver em loco o excelente trabalho realizo pela equipe instalada no aeroporto. A fiscalização e orientação, dos passageiros que desembarcam no nosso estado, é de suma importância neste enfrentamento ao vírus”, destaca o gestor.

Os passageiros que desembarcam do aeroporto e rodoviária são abordados pela barreira sanitária e é feito uma averiguação da saúde dessa pessoa. Em caso de suspeita de sintomas, ele é encaminhado a um centro médico especializado. Nas divisas  e Ceasa do estado é feito o mesmo trabalho.

“Na Nova Ceasa, a barreira inicia às 3h da madrugada, com o objetivo de interceptar os caminhoneiros que chegam de outros estados para abastecerem o comércio de alimentos da região”, lembra a gerente.