O governador Wellington Dias fez um novo apelo à população piauiense, na tarde desta terça-feira (28), para que permaneça em casa a fim de evitar a contaminação e transmissão em massa do novo coronavírus. Em sua manifestação, o chefe do executivo estadual esclareceu que o estado está enfrentando problemas para receber respiradores de três contratos já firmados.

“Faço um alerta para o respeito às regras do isolamento social. Temos três contratos para a entrega de respiradores que estão dando problema e isso é algo que estamos buscando uma solução. Estamos na dependência da China, de São Paulo e encontrando dificuldades na entrega”, esclareceu Wellington Dias.

O chefe do executivo estadual manifestou otimismo em iniciativas locais como o protótipo de um ventilador mecânico pulmonar, de baixo custo, desenvolvido pela empresa piauiense Tron, em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A máquina está sendo avaliada por profissionais piauienses, mas ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), antes de ser comercializada.

Enquanto o respirador piauiense não está disponível, o governo estadual mantém seu empenho em obter os aparelhos necessários para ter uma margem segura para a população. “Temos que alcançar, até o dia 10, 15 de maio, entre 500 e 600 respiradores instalados em leitos de UTI ou sala de estabilização para que não tenhamos o colapso que está acontecendo em outros lugares. Não é um desafio pequeno. Estamos falando de 350 leitos novos e precisamos contar com todos para evitar a transmissão em massa do coronavírus porque isso nos traria o pior dos mundos. Para a sua proteção, fique em casa”, esclareceu Wellington Dias.