O Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto, esteve neste domingo (19), realizando visita no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, acompanhado da direção do hospital, além do médico Gilberto Albuquerque, diretor do Hospital Getúlio Vargas. 

A equipe se reuniu com o objetivo de buscar articulação de toda a planície litorânea em ações de prevenção e vigilância epidemiológica bem como estabelecer os fluxos de atendimento em Parnaíba congregando o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Promédica, Maternidade Marcos Bastos e Santa Casa de Misericórdia.

Na ocasião, Florentino anunciou 126 leitos clínicos exclusivos para tratamento de pessoas cometidas pela Covid-19, uma nova área de obstetrícia na Maternidade Marcos Bastos e o restabelecimento da Promédica, além de uma Ala na Santa Casa de Misericórdia. 

“Uma das preocupações levantada por toda equipe foi à quantidade de pacientes vindo do estado do Maranhão cujo fluxo de vinda de pacientes continua no mesmo nível e consequentemente trás uma grande sobrecarga na rede de saúde de Parnaíba. Dessa forma a equipe realizou um estudo sobre o fluxo do HEDA, especificando as áreas para tratamento da Covid-19, como também foi feito uma revisão do Plano de Operação do Hospital Promédica que funcionará como um anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde”, explica o secretário.

Danila Oliveira, gerente regional de saúde, ressaltou a importância das ações entre as regionais de saúde e as vigilâncias epidemiológica dos municípios, para que se possa monitorar os caso e também isolamentos e barreiras sanitárias.

Dr. Emanoel Júnior, diretor geral do Hospital Dirceu Arcoverde, Dr. Carlos Tomas, diretor técnico e a diretora administrativa Janailda, também estiverem presentes.

 

Por: Elis Pegado