Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Vigilâncias Sanitárias Municipais reforçam barreiras nas divisas do Piauí
Os trabalhos das VISAS Municipais estão sendo acompanhados pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado.
As Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAS Municipais), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar, estão intensificando as barreiras nas divisas do Piauí para reforçar as medidas de prevenção na propagação do Coronavírus, uma vez que, com a proximidade do período da Semana Santa, ocorre o aumento significativo no volume de circulação de pessoas entre os municípios e oriundas de outros estados.
“Esses profissionais têm trabalhado incansavelmente, dia e noite, na luta contra o Coronavírus, tentando proteger cada cidadão, mas é preciso que a população se conscientize da gravidade que estamos vivendo nesse momento e também faça a sua parte”, ressaltou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves.
A ação intensifica ainda o decreto do Governo do Estado, publicado no dia 03 de abril, sobre a suspensão dos serviços de transporte intermunicipal de passageiros, na modalidade rodoviário, como medida de segurança sanitária excepcional para o enfrentamento à Covid-19. A medida se mantém até o dia 12 de abril.
Os trabalhos das VISAS Municipais estão sendo acompanhados pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), que tem orientado diariamente os profissionais municipais sobre a condução das atividades.
Na abordagem dos passageiros, as equipes das VISAS Municipais fazem o preenchimento da ficha de notificação de todos os passageiros, bem como as orientações preventivas do COVID-19. “São feitas as orientações sobre a quarentena e se identificado algum passageiro com sintomas do Coronavírus, eles são encaminhados diretamente para uma unidade de saúde”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.
Por Cyntia Veras