Pedro Falcão Ginásio Verdão está sendo preparado para receber hospital de campanha

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da  Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), está trabalhando no processo de instalação de uma estrutura temporária chamada de Hospital de Campanha. A estrutura será abrigada no Ginásio Dirceu Arcoverde (Verdão), em Teresina. 
O Hospital receberá 103 leitos, para atender pacientes de baixa complexidade, infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). São 94 leitos clínicos e 09 leitos de estabilização, que ajudarão a desafogar a rede hospitalar do Piauí. Para receber esse aparato o ginásio está passando por um processo de desinfecção e higienização. 


“Desde sábado(28) estamos trabalhando na limpeza do local,  essa etapa de higienização é fundamental para podermos instalar os equipamentos, e deve ser concluída até quinta-feira (02), depois será feito a desinfecção. A previsão é que os trabalhos de montagem da estrutura comecem na próxima segunda-feira(06)”, afirmou a superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc) Viviane Moura. 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, esta unidade médica móvel é essencial na combate ao novo coronavírus e junto com o Hospital da Polícia Militar, servirá como hospital sentinela, no tratamento da Covid-2019. “É uma pequena unidade médica móvel, que cuida temporariamente das vítimas no local antes que possam ser transportadas com segurança para instalações mais permanentes, como o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e o Hospital Getúlio Vargas, o que ajudará no controle dos pacientes e a prestar assistência de qualidade a todos”, afirma gestor.  

A Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), está trabalhando para finalizar  o Termo de Autorização para início das obras de construção do hospital. “A parte burocrática e jurídica já está pronta. Assim que o documento for assinado, será publicado no Diário Oficial do Estado e serão divulgados mais detalhes sobre como será a contratação e implantação. Uma equipe de São Paulo também está chegando para fazer a visita técnica e já foi mobilizada a parte de instalação de equipamentos ", ressaltou Viviane Moura. 

O Governo do Piauí está trabalhando para que o hospital seja entregue até a primeira quinzena do mês de abril. “Nosso objetivo é ter mais locais de assistência, para aqueles que precisam de cuidados médicos, nesse momento de pandemia. O Hospital de Campanha ficará pronto até dia 15 de abril, contando com 103 leitos de baixa complexidade e estabilização,” disse o secretário, Florentino Neto.