O Laboratório Central do Piauí ( Lacen), como único laboratório de saúde pública do estado, está responsável pelo diagnóstico do Painel Respiratório ( Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus) e o envio de amostras de casos suspeitos coronavírus, para centro de referência Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Estão sendo enviados para o Instituto Adolfo Lutz somente os casos negativos para o Painel Respiratório, conforme recomendação do Ministério da Saúde.“ Neste momento temos técnicos que estão sendo treinados em laboratórios de referência, para que ao chegar ao Piauí, possamos fazer esses resultados. Não só o Piauí, mas vários outros estados estão passando por esse treinamento, para que os seus Lacens possam ser o centro de referência para os seus estados. No momento estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e fazendo o envio das amostras negativa, no nosso Painel Respiratório, para o centro de referência ”, explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.
 


O Lacen informa ainda a sua capacidade operacional para os testes que vem realizando, tanto para a rede pública, como privada. Ainda comunica que receberá do Ministério da Saúde kits para testagem do coronavírus e que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai ampliar o estoque de kits, além do limite garantido pelo Ministério, bem como a compra de equipamentos para agilizar a realização dos exames.

 

“ Em mais alguns dias todo esse material deverá chegar ao nosso laboratório e teremos esses resultados mais próximos, para diminuir cada vez mais o tempo de resposta para a sociedade”, enfatiza o superintende.