Pedro Falcão Hospitais do interior estão sendo preparados para atender pacientes com Coronavírus

O Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto realizou na tarde deste Domingo (15) visita ao hospital regional Júlio Hartman, em Esperantina. Durante a visita o Secretário analisou o funcionamento e estrutura da unidade, além de vistoriar o hospital e verificar como está a integração da unidade com a atenção primária nos fluxos de atendimento previstos no plano de contingência relativo à COVID-19

O Diretor Geral da Unidade, Luiz Carlos, comentou a reunião com o Secretário Florentino Neto. "A visita foi bastante proveitosa, apresentamos para o secretário o nosso planejamento no hospital Júlio Hartman para atender casos do novo Coronavírus, caso esse problema chegue até Esperantina e ele se mostrou contemplado com a nossa proposta", destacou o diretor da unidade.

Na ocasião o Secretário Florentino Neto também se reuniu com a Secretária Municipal de Saúde de Esperantina, Elisângela Amorim para discutir a melhor forma que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) poderá ajudar o município em relação a população que está desabrigada e sofrendo devido as enchentes no município.

A Secretária Municipal de Saúde de Esperantina apresentou para o Secretário a forma como o município está  trabalhando a questão dos desabrigados. "Além de apresentar o nosso plano de ação para a situação que enfrentamos agora, com mais de 300 pessoas desabrigadas, o Secretário Florentino Neto também nos informou que irá auxiliar o município nessa questão e isso nos traz um grande alívio para o nosso trabalho", destacou a Secretária Municipal.

Após a visita, o Secretário seguiu para o município de Barras, onde se reuniu com o Prefeito Carlos Monte e com a diretora do Hospital Regional Leônidas Melo, Laianne de Sousa Santos.

Durante a visita ao hospital de Barras o Secretário também discutiu a integração do hospital com a atenção primária nós fluxos de atendimento previstos no plano de contingência relativo à COVID-19, verificando a estrutura da unidade e o planejamento que vem sendo feito para desenvolver melhorias nas unidades e no atendimento a população .

"Hoje nós visitamos os municípios de Barras e de Esperantina para analisar a obediência que os hospitais estão tendo em relação ao nosso plano de contingência ao COVID-19, a interlocução que os hospitais precisam ter com o município para integrar suas ações e acompanhar o processo de adequação dos hospitais a nossa realidade atual", destacou o Secretário Florentino Neto.

O secretário destacou ainda que devido a questão das enchentes ambos os municípios possuem habitantes desabrigados e que isso aumenta a preocupação com os cuidados com a população. "Neste momento precisamos de um trabalho em conjunto do estado com os municípios para conseguirmos atender as necessidades da nossa população".

O ponto de vista do secretário Florentino Neto foi compartilhado pelo prefeito do Município Carlos Monte que destacou a preparação do hospital Leônidas Melo com a atuação conjunta de município e estado como forma mais eficaz de enfrentar os problemas de saúde que podem atingir a população, tanto a respeito da vulnerabilidade das pessoas que estão desabrigadas, como a respeito da questão do Coronavírus.

"Fora as 100 famílias retiradas de suas casas temos ainda a preocupação com o novo Coronavírus. Estamos nos preparando, capacitando nossos profissionais e adequando estruturas para que o trabalho em conjunto do estado e município seja efetivo" apontou o prefeito.