Na manhã desta sexta-feira (14) foi inaugurado, no prédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI) que se configura como uma unidade componente da Rede de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública. O objetivo da sala é ter um ambiente que detecte, monitore e coordene respostas às emergências em saúde pública que surgirem, como doenças de notificações compulsória imediata, surtos ou epidemias, tentativas de suicídio, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza e eventos de massa.

A coordenadora de epidemiologia do estado, Amélia Costa, destaca que o objetivo principal é trabalhar inicialmente a notificação sobre essas questões de saúde, chamando atenção ainda para a importância da participação na questão dos registros de notificações. “Vivemos atualmente em um mundo que precisamos ficar atento as fake news, as pessoas que forem notificar situações precisam ter consciência do trabalho que será desempenhado aqui, a pessoa será ouvida e orientada, com base nas informações que ela repassar”,  aponta a coordenadora.

Ela reforça que o além do funcionamento nos dias úteis da semana, o Cievs contará com plantões de 24 horas aos finais de semana, garantindo assim um funcionamento de domingo a domingo. “O plantão será presencial aqui na sala do Cievs e além disso, os membros da equipe que estiverem participando do plantão, estarão com um celular 24 horas, para garantir o atendimento continuo e o registro de todas as notificações que chegarem até nós, até quando a equipe sair daqui”, informou Amélia.

Herlon Guimarães, superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Sesapi, explica a importância dos serviços que serão desempenhados pela equipe do Centro de Informações. “Além de atuar nas crises de emergência em saúde pública, também teremos a compilação de dados de doenças em nosso estado, não somente do novo coronavírus como também de pelo menos  outras 48 doenças de notificação compulsória. O Centro não só se responsabilizará por essas notificações, como também irá trabalhar com qualificação dos nossos profissionais e todas as informações geradas dentro do nosso estado”. Explica o superintendente.

As notificações para o CIEVS poderão ser realizadas através do telefone (86) 3216-3606 ou através do e-mail cievs@saude.pi.gov.br