Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Farmácia do Povo teve recorde de atendimentos em 2019
Foram atendidos 26.776 pacientes nas 21 unidades espalhadas em Teresina e no interior do estado.
A Farmácia do Povo – Componentes Especializados registrou 315.061 atendimentos em 2019, o que representou um crescimento de 18,39% em relação ao mesmo período de 2018. Este dado é um marco nos atendimentos realizados pela unidade farmacêutica à assistência terapêutica de mais de 80 patologias, que demandam medicamentos especializados e/ou de alto custo.
O trabalho conjunto entre a equipe técnica da Farmácia e a Secretaria de Estado da Saúde, a incorporação de novas linhas de tratamento, o melhor acesso às informações, mais pontos de distribuição foram fatores que impulsionaram o crescimento no número de atendimentos, explica a diretora geral, Wanda Avelino, elencando outras motivações também.
“A Farmácia do Povo teve uma atuação mais presente na vida da população. A mudança do prédio, o acesso mais facilitado (de informações) através dos meios, a elaboração do guia de atendimento, tudo isso leva a informação ao usuário. A informação, quando chega ao usuário de forma correta, há um aumento. Esse aumento também é por conta da incorporação de medicamentos pelo Ministério da Saúde, assim como a ampliação dos atendimentos no interior, que facilita a entrega da medicação e também a chegar, para essa população do interior, o conhecimento da existência da Farmácia de Medicamentos Especializados”.
De acordos com os dados apresentados pela diretora, observou-se também aumento na oferta de comprimidos, ampolas e frascos, nas três linhas de tratamento: básico, estratégico e especializados(crescimento de 16,72%), assim como nos investimentos na aquisição desses remédios(aumento de 19,22%); e também nos investimentos para aquisição de remédios e insumos para componentes especializados(23,38%).
O número de usuários também aumentou. Em 2019, foram 26.776 pacientes atendidos nas 21 unidades espalhadas em Teresina e no interior do estado. Em 2018, foram 24.557 pacientes, o que representou um crescimento de 8.28%, ou seja, mais de 2.219 pacientes, numa média de 185 novos usuários ao mês.
Para 2020, a expectativa é de mais crescimento, analisa Wanda Avelino. “Planejamos a ampliação da distribuição de medicamentos do elenco estadual para as farmácias do interior. Temos ainda a mudança das renovações. O Ministério da Saúde modificou os protocolos, que agora passou para seis meses, ou seja, só duas vezes ao ano o paciente vai precisar renovar o seu processo”. A previsão é que em fevereiro já seja adotada a nova metodologia de trabalho.
O lançamento de um aplicativo para o usuário é outra novidade que deve baixar nos celulares, neste primeiro semestre. “É uma ferramenta que o paciente vai poder agendar o seu atendimento, com hora marcada, além de receber mensagem de seu horário de atendimento, entre outras utilidades”, afirma.
Farmácia em números
Por Graciene Nazareno