A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participou, nesta sexta-feira (11), de uma reunião, no Ministério Público do Piauí, sobre o fluxo de atendimento em urgência e emergência da saúde mental.




A reunião teve como objetivo apresentar as ações realizadas pelas redes de atendimento estadual e municipal, que realizam a acolhida desses pacientes, mostrar como esse fluxo é implementado e assinar um termo de cooperação técnico entre as instituições.
 

O diretor da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi, Dr. Telmo Mesquita ,que representou a secretaria, falou do empenho que a Saúde vem fazendo para humanizar esse atendimento. “ A Sesapi está empenhada com esse trabalho. Nosso objetivo é trazer mais humanidade no momento do atendimento desses pacientes com qualquer transtornos mentais”, explicou.

Na oportunidade, o diretor afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde pretende expandir o atendimento de urgência e emergência em saúde mental para todas as regiões do Piauí. “Hoje esse trabalho é desenvolvido na capital, mas a Sesapi está comprometida em levar para o interior do estado”, afirmou.

A coordenadora do Samu estadual, Christianne Rocha, apresentou, durante a reunião, os procedimentos realizados pelas equipes do órgão durante o atendimento desses casos. “Assim que a central de regulação nos aciona, dependendo do caso, entramos em contato com a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros, dependendo da situação, e realizamos os procedimentos necessários para ajudar esse paciente”.