Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi realiza ações de prevenção ao suicídio em Floriano e São Raimundo Nonato
O objetivo da oficina é trabalhar a abordagem, o manejo e as intervenções profissionais direcionadas ao indivíduo que está em sofrimento psíquico.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Gerência de Atenção à Saúde Mental promoveu mais duas oficinas de capacitação. Dessa vez foram os profissionais dos municípios pertencentes ao território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira e Serra da Capivara, nas cidades de Floriano e São Raimundo Nonato que participaram. O tema foi: "Mobilização de cuidados na Prevenção ao Suicídio". As oficinas foram ministradas pelas Psicólogas Layone Holanda e Tathila Laiane.
O objetivo da oficina é trabalhar a abordagem, o manejo e as intervenções profissionais direcionadas ao indivíduo que está em sofrimento psíquico. Segundo a Gerente de Atenção á Saúde Mental da Sesapi, Virginia Pinheiro, a Sesapi assume o compromisso e se direciona para estratégias de prevenção ao Suicídio, com ênfase na qualificação profissional. “A Prevenção ao Suicídio se materializa com a prática do conhecimento e instrumentalização dos profissionais direcionados aos cuidados com a pessoa que encontra-se em sofrimento psíquico", explica.
De acordo com a psicóloga, Layone Holanda, as ações de prevenção ao suicídio são também importantes por colocar o profissional como alguém que precisa de cuidados. “O profissional precisa estar capacitado para conseguir identificar que ele é um facilitador no processo de acolhimento da pessoa com adoecimento psíquico. Então ele estar bem, ele se conhecer e entender os seus limites, fará com que a prática dele seja diferenciada e mais eficaz no atendimento. Esse é um momento de sensibilização para proporcionar um cuidado diferenciado. A qualificação irá gerar um atendimento mais qualificado”, destaca.
Por: Elis Pegado