A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Gerência de Saúde Mental em parceria com a Defensoria Pública realizam nesta quarta-feira(25/09) o Projeto Mente Cidadã: Família, Vulnerabilidade e Saúde Mental. O evento acontece no Hospital Areolino de Abreu, às 7h30. O projeto é voltado para pessoas com transtorno mental, e terá várias ações de saúde em conjunto com a Residência Multiprofissional de Saúde da Família da UESPI.

 

O objetivo do projeto é humanizar o atendimento dos assistidos da Defensoria Pública e assegurar direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo o diálogo e ações interinstitucionais, além de conhecer o perfil do assistido para tutelar, de maneira mais ampla seus direitos, principalmente das pessoas com deficiência intelectual. O Projeto Mente Cidadã quer incentivar a integração dos serviços, aproximando o usuário e dando apoio à família que irá conduzir a rotina do paciente. É realizado um trabalho para evitar o abandono familiar, o isolamento social e promover ressocialização do portador de transtorno mental.

 

Durante o evento serão discutidos os princípios constitucionais que orientam o atendimento à pessoa com transtorno mental; políticas públicas para este público; orientação sobre a abordagem/atendimento destas pessoas no serviço público; orientação jurídica com ações de curatela, perícias e de benefícios de assistência social; além disso, será promovida a capacitação dos profissionais de saúde quantos aos direitos das pessoas com saúde mental quanto à abordagem e encaminhamento

 

Na ação do Projeto Mente Cidadã, será solicitado dos Defensores Públicos Petição Inicial para separar os pedidos de curatela para viabilizar a relação de perícias médicas pendentes de entrevista pessoal e perícia; Elaborar modelos e orientações para indicações como curador e ações com as instituições responsáveis para promover o acesso à documentação civil. O trabalho também será articulado com Tribunal de Justiça e Ministério Público.