Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Coordenação de Saúde Bucal promove a capacitação de profissionais para atender crianças com síndrome congênita do zika vírus
Capacitação aconteceu na última sexta-feira
Buscando disseminar ainda mais os conhecimentos a cerca de atendimentos na área da odontologia para pessoas com necessidades especiais a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou na última sexta-feira uma oficina de qualificação dos profissionais de saúde bucal para atenção às crianças com síndrome congênita do zika vírus (SCZV). A oficina foi realizada no auditório de odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e foi ministrada pelo grupo de pesquisa da UFPI.
Roberta Alvarenga Salvador, Coordenadora de Saúde Bucal do Estado, fala que devido ao surto acontecido em 2015 do Vírus Zika o número de criança nascidas com microcefalia em áreas afetadas pelo vírus começaram a surgir com um número enorme de casos despertando assim a necessidade de um apoio maior por parte das áreas da saúde para este público.
No âmbito a saúde bucal o atendimento a esse público deve ser iniciado na atenção primária, que deverá encaminhá-la para atenção especializada - Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e atendimento hospitalar em casos mais específicos. “Pensando nisso, a SESAPI com a organização da Coordenação de Saúde Bucal, realizou convite ao grupo de pesquisa da UFPI para realizar essa oficina de qualificação para que os profissionais de saúde bucal que atuem nos CEOs na área de atendimento a portadores de necessidades especiais se capacitem no intuito de desenvolver o manejo odontológico adequado de pacientes com SCZV, a partir da realidade do território e das necessidades individuais e coletivas de cada um”, destacou Roberta.
A coordenadora chama a atenção ainda que todo este processo ocorre para que crianças com SCZV tenham um tratamento de qualidade e mais humanizado. Lembrando que as famílias precisam promover com a saúde bucal dessas crianças também dentro de casa, uma vez que este é um fator importantíssimo para a qualidade de vida deles.
.