A Comissão Intersetorial Estadual do Programa Vida no Transito (PVT) da Sesapi realizou hoje (27/08) uma reunião com a Subcomissão de Análise de Dados de  Acidentes e Violência no Transito com representantes da Coordenação de Epidemiologia; Delegacia de Trânsito; Polícia Rodoviária Federal; Policia Militar do Piauí; Polícia Civil do Piauí; ATI(Agência de Tecnologia da Informação); IML(Instituto de Medicina Legal); CIPTran(Companhia Independente de Policiamento de Trânsito);

Esta foi a primeira reunião da subcomissão que tem o objetivo de unificar a linguagem de estatísticas do trânsito. O Projeto Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.

Tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: Dirigir após o consumo de bebida alcoólica  e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

Segundo a Coordenadora de Epidemiologia do Estado, Amélia Costa o objetivo da reunião é unificar as informações de trânsito nos 224 municípios do Piauí, tornando a comunicação mais rápida. “ Através da unificação queremos conhecer as áreas de risco, os grupos de risco  e as causas dos acidentes para prevenir e reduzir as mortes”, afirma Amélia. O superintendente da PRF, Stênio Pires apresentou à Comissão o Sistema de Coleta de Dados da Polícia Rodoviária Federal  e ofereceu para que a PRF hospede o sistema único do Estado. Uma próxima reunião foi marcada para aprofundar o assunto.